Usuarios On-line






quinta-feira, 26 de abril de 2018

Comissão se reúne para planejar centenário de Dom Vicente, 3º bispo de Crato

Uma comissão formada por membros da Igreja, do poder público municipal de Crato e da sociedade civil vem preparando, com afinco, as atividades alusivas ao centenário de nascimento de Dom Vicente Araújo Matos, terceiro bispo da Diocese de Crato, que acontece em junho próximo.
Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de abril, nas dependências da Rádio Educadora do Cariri, parte dos membros se reuniu para dar continuidade aos preparativos. Dentre eles, está uma programação especial na Rádio Educadora, com crônicas e acontecimentos que marcaram a vida do prelado, Tríduo celebrativo na Catedral Nossa Senhora da Penha (de oito a dez) e Santa Missa presidida por Dom Gilberto Pastana (no dia 11).
De acordo com Padre José Vicente Pinto, vigário-geral da Diocese e cura da Sé de Crato, celebrar a memória do terceiro bispo de Crato é lançar luz a “grande obra social” que ele deixara para a região, nos mais variados segmentos: da cultura à educação. “Essa ação social de Dom Vicente ela é uma riqueza tão grande, que por mais que tenha sido dito algo a respeito, ainda tem muito a ser dito, descoberto, revelado, porque muito mais do que as ações, tem um espírito que movia tudo isso. Então, esse espírito que Dom Vicente imprimiu a essas ações, permanece. Ele não está mais conosco, historicamente falando, mas esse espírito empreendedor permanece”, considerou.
Dom Vicente Paulo de Araújo Matos conduziu a Diocese de Crato de 1961  a 1992, nomeado pelo então Papa João XXIII (canonizado em abril de 2014). Seu lema episcopal aludia à passagem do Livro do Apocalipse 2, 17: “Vicente dabo manna” (Ao vencedor darei o maná). De suas obras, destacam-se o Centro de Expansão, no bairro Granjeiro, em Crato.
Homem visionário, ficou conhecido como o “Bispo da Ação Social”. Sua morte ocorreu em 6 de dezembro de 1998, sendo sepultando na Capela da Ressurreição, na Sé Catedral.